BUSQUE PRODUTOS PELA COR

Salão de Beleza

5 dicas de como contratar funcionários para salão de beleza

Não importa o tamanho do seu negócio, contratar funcionários para salão de beleza é sempre um momento importante. Afinal, embora a ajuda seja muito bem-vinda, os custos são altos e é importante não errar na escolha.

Pensando nisso, reunimos no post de hoje 5 dicas que vão ajudar você a contratar funcionários para salão de beleza com profissionalismo e segurança.

Acompanhe a leitura!

5 dicas de como contratar funcionários para salão de beleza

 

1. Cheque as referências do profissional

Apresentar um bom currículo e causar uma ótima impressão na entrevista contam muitos pontos, mas, na hora de contratar funcionários para salão de beleza, é essencial checar as referências do profissional.

Isso porque qualquer pessoa que busca um emprego se esforça para transmitir ao proprietário do salão a mensagem de que tem o perfil ideal para a vaga, mas é no relacionamento diário que isso se confirma ou não.

Por isso, cheque as referências não só com administradores e proprietários de outros salões de beleza, mas também com as clientes que já tiveram contato com o profissional. Dessa maneira, fica mais fácil entender se ele tem o perfil ideal para trabalhar no seu negócio.

Se possível, busque ao menos duas ou três opiniões para evitar que questões pessoais possam acabar impedindo a contratação de um excelente funcionário.

2. Analise as habilidades práticas

Um currículo com muitos cursos e especializações é um ótimo sinal — afinal, indica que o potencial funcionário se interessa pela profissão e faz questão de manter-se atualizado com as tendências.

Mas, como será que esse conhecimento é aplicado na prática?

Para responder à essa pergunta, antes de contratar funcionários para salão de beleza, procure fazer um teste. Busque uma atividade em que ele se diz especialista e proponha que ela seja executada no seu negócio.

É importante dar instruções claras sobre o que você deseja que seja feito e garantir que o profissional tenha a estrutura necessária para realizar. Dessa maneira, você poderá avaliar não só as habilidades na área de beleza, mas outras competências importantes, como a capacidade de trabalhar sob pressão.

3. Busque por indicações

Para diminuir as chances de errar na hora de contratar funcionários para seu salão de beleza, uma boa ideia é buscar por indicações. Pode ser que outros colaboradores do seu negócio, ou mesmo clientes, conheçam um profissional que reúna todas as habilidades de que você necessita, o que torna a busca mais prática e segura.

Se isso não acontecer, outra boa ideia é visitar os cursos profissionalizantes da sua região e pedir aos professores e coordenadores que indiquem bons alunos que estão em busca de emprego.

4. Não valorize somente competências técnicas

Na hora de contratar funcionários para seu salão de beleza, as competências técnicas são muito importante. Afinal de contas, você precisa de alguém que mantenha o padrão de qualidade que você imprimiu em seu negócio, não é mesmo?

No entanto, é importante não se prender somente a esse tipo de habilidade. Ainda que tenham um ótimo conhecimento técnico, alguns profissionais podem acabar afastando clientes do seu salão se, além disso, não tiverem outros requisitos importantes.

Avalie, por exemplo, se ele chegou no horário combinado para a entrevista de emprego — o que pode ser um ótimo indicativo de itens como pontualidade e comprometimento — e, se você já tiver outros funcionários, a maneira como interagiu com eles até o momento de falar com você.

Ser simpático, prestativo, comunicativo, paciente e ter paixão pelo que faz deve contar pontos, assim como fazer uma boa escova ou um bom corte.

5. Avalie a capacidade de atrair novos clientes

Além de ajudar o proprietário com as tarefas do dia a dia, um profissional experiente e comunicativo também pode ajudar a atrair novos clientes para o seu negócio. Embora não seja essencial, essa capacidade é positiva e deve ser levada em consideração na hora de contratar funcionários para salão de beleza.

Por isso, durante a entrevista, pergunte ao profissional se ele tem uma clientela fiel, que não abre mão de ser atendida por ele independentemente do salão em que esteja trabalhando, e que ideias ele teria para atrair novos clientes para o seu negócio.

--

Gostou de entender melhor como contratar funcionários para salão de beleza? Continue em nosso blog e conheça outras dicas que vão ajudar o seu negócio a crescer!

 

COMENTÁRIOS PARA ESTE POST

CARREGANDO...

instagram