BUSQUE PRODUTOS PELA COR

Tutoriais

Descubra o que fazer para diminuir a oleosidade do cabelo

Poucas coisas podem comprometer mais o visual do que fios pesados e com aparência de sujos. Mas o que fazer para diminuir a oleosidade do cabelo e deixá-lo brilhante e macio?

O primeiro passo é entender porque isso acontece. A produção de gordura pelas glândulas do couro cabeludo é um processo normal e determinado geneticamente.

No entanto, essa produção pode ser aumentada por questões hormonais e pelo uso de medicamentos. Ainda pode estar relacionada a questões externas, como a realização de procedimentos químicos e ao uso inadequado ou excessivo de produtos de beleza.

Por se tratar de uma questão genética, a oleosidade nos fios não pode ser curada. No entanto, é possível eliminar ou atenuar os fatores desencadeantes e devolver aos fios o aspecto saudável e hidratado. Entenda como!

Saiba o que fazer para diminuir a oleosidade do cabelo

Escolha os produtos mais adequados para o seu tipo de fio

Se você quer tirar a oleosidade do cabelo, é importante escolher produtos adequados para o seu tipo de fio. Certifique-se de que eles possuem bons tensoativos limpadores, que não deixam resíduos nos cabelos e evite aqueles com muitos agentes hidratantes ou que contém óleo na formulação.

A cada 15 dias, é importante utilizar ainda um shampoo anti-resíduos. Ele limpa os fios profundamente e retira impurezas que podem deixar os cabelos ainda mais pesados e oleosos.

Evite o uso excessivo de acessórios

Outra medida importante para deixar o cabelo menos oleoso é evitar o uso excessivo de acessórios como lenços, chapéus e bonés, que abafam o couro cabeludo e aumentam a produção natural de sebo.

Pelo mesmo motivo, evite manter a toalha molhada enrolada nos fios após lavá-los ou abafá-los com qualquer outro método.

Também é pouco recomendado escovar os fios e passar as mãos pelos cabelos com frequência, já que o atrito aumenta a produção de sebo e, tanto escova como mãos ajudam a espalhar a oleosidade pelo comprimento.

Lave os fios em dias alternados

Diferente do que muita gente acredita, lavar os fios diariamente não é prejudicial aos cabelos desde que a higienização seja feita de maneira suave e o enxágue realizado com água morna ou fria.

No entanto, se a ideia é diminuir a oleosidade do cabelo, o ideal é lavá-lo em dias alternados, evitando sempre a água quente, que acelera a atividade das glândulas sebáceas e pode piorar o quadro.

Não exagere na quantidade dos produtos

Uma das medidas mais importantes para diminuir a oleosidade do cabelo é ficar atenta a quantidade dos produtos que você aplica nos fios.

Embora cabelos oleosos também necessitem de hidratação, é preciso tomar cuidado para não exagerar no uso de condicionadores e finalizadores e evitar fórmulas que contenham silicone e outros componentes que deixam os fios pesados.

O ideal é a aplicar esses produtos sempre da metade do comprimento para as pontas e jamais na raiz. Após o tempo de ação, enxágue os fios com cuidado para evitar o acúmulo de resíduo nos fios.

Se possível, deixe o cabelo secar naturalmente e restrinja o uso de secadores e chapinhas a ocasiões especiais. Caso seja impossível, procure manter esses aparelhos afastados da raiz e aposte em produtos termoprotetores para não danificar os fios.

----

Gostou de entender o que fazer para diminuir a oleosidade do cabelo? Se você quiser mais dicas de como cuidar da beleza dos seus fios, confira o blog da BEAUTYCOLOR agora mesmo!

COMENTÁRIOS PARA ESTE POST

CARREGANDO...

instagram