Coloração Ruivos

Cabelos ruivos: manchei a raiz na hora do retoque. O que fazer?

Por: BEAUTYCOLOR 16 de março de 2020

Problemas com a raiz manchada? Descubra como resolver esse problema. Aplicar tinta sobre tinta para corrigir a cor pode aumentar seu problema; ajuda de um profissional experiente para neutralizar a raiz e uniformizar o tom é a melhor solução.

Tempo de leitura:   2 minutos

Cabelos ruivos: manchei a raiz na hora do retoque. O que fazer?

Aplicar tinta sobre tinta para corrigir a cor pode aumentar seu problema; ajuda de um profissional experiente para neutralizar a raiz e uniformizar o tom é a melhor solução.

A colorimetria é uma arte e, além de talento, exige dos profissionais muito estudo e experiência. E como todo trabalho artístico - que é bem diferente de uma ciência exata - podem acontecer acidentes no meio do percurso, como manchar a raiz na hora do retoque. O efeito, nos cabelos ruivos, é uma raiz mais clara, bem acesa, com aspecto de neon, em comparação ao resto das madeixas.

Aplicar tinta sobre tinta é um erro bem comum – cometido principalmente por quem costuma colorir os cabelos em casa - que não vai corrigir a cor. Ao contrário: vai ser ainda mais prejudicial. Nessa situação, a ajuda de um profissional é sempre bem-vinda.

É que nossos fios são compostos de feomelanina - pigmentos de cor quente. E para deixar os cabelos mais claros, é necessário calcular bem os tons a serem somados para alcançar o resultado desejado e ainda escolher a volumagem de água oxigenada correta. É muita técnica e conhecimento, não é mesmo? Então, não é aconselhável fazer tudo isso sozinha.

De acordo com a opinião dos especialistas, se o problema estiver concentrado na raiz, esfumar o cabelo ajuda a diminuir o estrago. A correção da cor também pode ser feita com um tom um pouco mais escuro, com pigmento sempre -1 ou -3. Esse processo irá neutralizar a mancha. Chamamos de neutralização o processo de “matar” todos os pigmentos indesejados presentes nos cabelos.

Outra dica para uniformizar a cor dos fios é neutralizar a raiz para tirar a coloração quente e, em contrapartida, acender a cor. Trocando em miúdos, a dica é apagar a raiz e acender as pontas para deixar todas as partes do cabelo com a mesma cor.

Os fios manchados também podem ser um efeito colateral na hora de adotar um visual com as madeixas nos tons acobreados. Cabelos com fibras porosas, ou seja, danificadas, absorvem a tintura de forma desigual, resultando nas manchas na cabeleira. Tenha sempre em mente que em cabelos saudáveis o resultado das cores é muito mais vibrante e uniforme.

Outro fator que pode causar manchas nos fios é aplicação da tinta de forma irregular. Esse também é um problema que tem solução. A indústria de cosméticos evoluiu muito e hoje existem produtos excelentes no mercado para deixar os cabelos lindos, com a cor uniforme! Para isso, os profissionais recorrem à técnica da limpeza da cor com  pó descolorante, shampoo antirresíduos e oxidante de 20 volumes em partes iguais. Essa limpeza vai ajudar a descarregar a cor que está mais pesada e ainda facilitar o próximo processo, que é a coloração.

Como você viu nesse post, mesmo quando tudo parece que o processo de pintar deu errado, sempre há uma forma de reverter esse quadro e divar com cabelos ruivos radiantes.

Se você gosta de estar por dentro de todas as novidades sobre o universo das ruivas, fique ligada em no Instagram da BEAUTYCOLOR.  Estamos esperando por você!

PRODUTOS DO POST

Por: BEAUTYCOLOR

POSTS RELACIONADOS


SIGA A BEAUTYCOLOR NO INSTAGRAM

VISITAR INSTAGRAM