Vai colorir os fios? Entenda para que serve e por que você não deve realizar o procedimento sem antes fazer o teste de mecha! Confira nosso post!
Não é incomum que ao pintar o cabelo pela primeira vez, muitas consumidoras — e até mesmo algumas profissionais de beleza — ignorem a recomendação de realizar um teste de mecha.
Longe de ser uma precaução excessiva, a medida é essencial para garantir que o resultado da coloração seja realmente o esperado e que o procedimento seja realizado em total segurança. Afinal, a ideia é ficar ainda mais bonita, mas ganhar fios quebradiços e danificados nesse processo está fora de cogitação, não é mesmo?
Pensando nisso, preparamos esse post. Nele, você vai entender porque o teste de mecha é tão importante e aprender passo a passo a realizá-lo em casa ou no salão.
Leia e garanta uma coloração saudável e radiante!
O seu objetivo é avaliar se o cabelo está saudável o suficiente para a realização do procedimento e se o fundo de cor está adequado para receber a tintura.
A medida permite que você conheça com precisão o resultado final da coloração nos fios, o tempo necessário para obtê-la e, principalmente, possibilita que o procedimento seja realizado com segurança. Isso minimiza consideravelmente as chances de quebras ou danos de difícil reparação.
A realização do teste de mecha é fundamental tanto para quem vai colorir em casa quanto para profissionais de beleza. Existe uma série de fatores, como colorações anteriores, alisamentos e até mesmo a exposição ao sol que podem influenciar no resultado final.
Em geral, o teste de mecha é realizado pouco antes da aplicação da coloração nos fios. No entanto, se for possível, realize o procedimento com até 5 dias de antecedência. Dessa maneira, será possível conhecer a reação dos fios mesmo após sucessivas lavagens.
O teste de mecha sempre deve ser realizado após a prova de toque, onde a coloração é aplicada em uma pequena área do antebraço por cerca de 45 minutos com o objetivo de verificar se a tintura não provoca coceira, ardência, irritação ou qualquer outro tipo de alergia.
Caso nenhuma reação desagradável na pele tenha sido observada em um prazo de 48 horas após a prova de toque, é hora de descobrir como seus fios reagem ao produto.
Saiba como!
Separe uma mecha da parte de trás dos cabelos, que fica menos visível caso o cabelo sofra alguma reação;
Aplique a tintura na extensão de toda a mecha, mantendo a distância de 1 cm da raiz;
Deixe o tempo de pausa indicado para sua aplicação, verificando a cada 5 minutos se o cabelo está sofrendo alguma alteração ou reação indesejada. Em caso positivo, encerre o teste imediatamente;
Ao final do tempo de pausa, lave a mecha e faça uma avaliação da cor obtida e da maleabilidade dos fios;
Caso a mecha quebre ou fique extremamente danificada ao final do processo, não aplique a coloração no restante dos fios.
---
Gostou de aprender como fazer um teste de mecha e descobrir porque ele é tão importante para a saúde e beleza dos cabelos? Então aproveite para saber mais sobre a realização do teste de toque e conquiste uma nova cor com total segurança!