Coloração

O que é colorimetria capilar? Tudo o que você precisa saber do assunto

Por: BEAUTYCOLOR admin 05 de fevereiro de 2019

Entenda de uma vez por todas o que é colorimetria e saiba como atingir resultados incomparáveis na coloração das suas clientes!

Tempo de leitura:   3 minutos

O que é colorimetria capilar? Tudo o que você precisa saber do assunto


Essencial para alcançar resultados perfeitos na coloração, a colorimetria capilar ainda é um conceito pouco familiar até mesmo para profissionais de beleza. Estima-se que 87% deles, ainda que lidem diariamente com mudanças de cor nos fios, sabem pouco ou nada sobre esse assunto.

Pensando em mudar esse panorama, criamos esse post. Aqui você vai entender de uma vez por todas o que é colorimetria capilar e qual a importância de entender bem esse conceito ao preparar o fundo de cor que vai receber a tintura. Boa leitura!

O que é colorimetria capilar?

A colorimetria capilar nada mais é do que uma ciência que se dedica ao  estudo das cores das modificações que podem ser realizadas por meio de procedimentos químicos ou outros agentes.

Estudar ao menos o básico sobre colorimetria é fundamental para qualquer profissional de beleza que tem como objetivo atingir a coloração correta nos fios de suas clientes, oferecendo resultados satisfatórios e seguros.

O estudo da colorimetria capilar possibilita que o profissional entenda quais são os tipos de cores, como elas se comportam em relação às outras e possa dominar três conceitos básicos para uma boa coloração:  

  1. Altura de tom;

  2. Reflexos;

  3. Fundo de clareamento.

O que significam os termos altura de tom e reflexos?

A altura de tom é um conceito que diz quão claro ou escuro o cabelo está no momento, independentemente de ser natural ou obtida via colorações anteriores. 

Esses tons estão organizados em uma escala e são representados nas colorações pelo número que pode ser observado antes do ponto. Em uma tintura de número 6.1, por exemplo, o 6 é o número que representa o louro escuro na altura de tom dos fios. Veja a escala completa: 

1.0 - Preto;

2.0 - Castanho muito escuro;

3.0 - Castanho escuro;

4.0 - Castanho;

5.0 -  Castanho claro;

6.0 - Louro escuro;

7.0 - Louro;

8.0 - Louro claro;

9.0 -  Louro muito claro;

10.0 - Louro claríssimo;

11.0 - Louro super claríssimo;

12.0 - Louro extra claro.


os reflexos são representados pelas nuances que são combinadas com a cor base e que costumam ficar mais visíveis na luz do sol. Nas colorações, os reflexos são representados pelo número que pode ser observado depois do ponto, conforme a escala abaixo:

0 -  Indica a ausência de nuances e reflexos

.1 - Acinzentado ou azul

.2 - Irisado ou violeta

.3 - Dourado 

.4 - Acobreado 

.5 - Acajú 

.6 - Vermelho 

.7 - Marrom ou chocolate

.8 - Verde ou mate


Dessa maneira, uma coloração 5.3, por exemplo corresponde a altura de tom castanho claro com reflexos dourados. 

E o fundo de clareamento?

fundo de clareamento ou cor de fundo diz respeito a altura de tom que o cabelo vai atingir quando exposto ao clareamento. Em outras palavras, são os pigmentos de fundo, que aparecem quando o fio é despigmentado.

A cor de fundo influencia diretamente no tom que a cliente deseja alcançar ao pintar o cabelo. Isso porque quando exposto ao clareamento, dependendo da altura de tom, os fios apresentam comportamentos diferentes, conforme a tabela de fundo de clareamento abaixo:

1.0 - preto

vermelho

2.0 - castanho muito escuro

vermelho

3.0 - castanho escuro

vermelho

4.0 - castanho

vermelho

5.0 -  castanho claro

vermelho alaranjado

6.0 - louro escuro

alaranjado

7.0 -  louro

alaranjado amarelo

8.0 - louro claro

amarelo

9.0 -  louro muito claro

amarelo claro

10.0 - louro claríssimo

amarelo muito claro

11.0 - louro super claríssimo

amarelo muito claro

12.0 - louro extra claro

amarelo muito claro


Com essas informações em mente, o profissional de beleza poderá fazer um diagnóstico correto dos fios e entender qual o caminho mais adequado para alcançar o resultado que a cliente está buscando.

Se a ideia é deixar os fios na altura de tom 8.0, que corresponde ao louro claro, o fundo de cor precisa ser amarelo, sem qualquer resíduo de laranja. 

----

Como você pode ver, entender mais sobre colorimetria capilar e cor de fundo possibilita que o profissional tome as ações mais acertadas para cada cliente e atinja os resultados esperados com a coloração.

Gostou de entender o que é colorimetria e sua importância na hora de colorir os cabelos? Então que tal aprender agora como escolher o loiro platinado mais adequado para cada tom de pele?



PRODUTOS DO POST

Por: BEAUTYCOLOR admin
A BEAUTYCOLOR atua no mercado de cosméticos desde 1997, entregando soluções em coloração e esmaltes para que você seja sempre a sua melhor versão. Nossas colorações proporcionam durabilidade, brilho e hidratação.

POSTS RELACIONADOS


SIGA A BEAUTYCOLOR NO INSTAGRAM

VISITAR INSTAGRAM